Viagem ao Mundo da Escrita

Ao longo de 5 sessões, e num ambiente descontraído de aprendizagem e partilha, serão abordadas várias formas de expressão escrita, com o objectivo de cada participante encontrar aquela que melhor se adapta a si próprio. A última sessão será dedicada a melhorar a escrita, ajudando os participantes a evitar erros frequentes.

Cada sessão terá um tema próprio, sendo possível assistir a todas as sessões ou a sessões isoladas.

Sessão 1 | Somos todos Escritores

Sinopse: Desde que dominemos a língua em que nos expressamos e saibamos dar uso à gramática por forma a que as frases façam sentido, somos todos escritores. Afinal, escrever é pôr em palavras impressas ideias ou sentimentos, certo?

Descrição: Ao longo da sessão iremos realizar diversos exercícios que exigem apenas que nos deixemos levar, escrevendo sobre os mais variados temas.

Objectivos: No final da sessão, os participantes irão ganhar consciência de que, afinal, são capazes de escrever sobre tudo.

 Sessão 2 | Cada escrita tem uma voz. Descubra a sua.

Sinopse: Viagem

Descrição: Ao longo da sessão serão realizados exercícios que irã permitir experimentar a escrita recorrendo a ambas as vozes.

Objectivos: No final da sessão os participantes estarão conscientes sobre qual a sua (preferencial) voz de autor.

Sessão 3 | Factos são factos. Mas, e os sentimentos?

Sinopse: Descrever uma acção ou acontecimento pode ser mais ou menos complicado, mais ou menos pormenorizado, mas exequível de forma objectiva se nos cingirmos aos factos. Mas o segredo de uma boa história reside na intensidade das emoções, na forma como conseguimos expressar os sentimentos das personagens envolvidas.

Descrição: Ao longo da sessão serão realizados exercícios que visam dotar os participantes de ferramentas que lhes permitam construir narrativas em que as emoções sejam o foco principal.

Objectivos: No final da sessão os participantes serão capazes de escrever um texto em que os sentimentos e as emoções contribuem para o realismo e solidez da história que querem contar.

Sessão 4 | Há sempre uma história para contar: a sua!

Sinopse: Não é preciso uma dose extra de criatividade para escrever uma história. Cada pessoa tem dentro de si o melhor dos enredos: a sua própria história de vida.

Descrição: Ao longo da sessão os participantes irão aprender técnicas e ferramentas sobre como escrever a sua biografia. Esses mesmos exercícios poderão ser aplicados na escrita de memórias, histórias de família ou biografias de terceiros.

Objectivos: No final da sessão, os participantes serão capazes de escrever textos que relatem histórias de vida verídicas, com todo o realismo.

Sessão 5  | Escrever (cada vez) melhor

Sinopse: Até os mais conceituados escritores por vezes caem em erros que, por força da repetição, são assumidos como certos.

Descrição: Ao longo da sessão serão identificados erros frequentes da língua portuguesa, com recurso a exercícios que visam ajudar a consolidar a aprendizagem.

Objectivos: No final da sessão os participantes serão capazes de identificar e corrigir diversos erros de linguagem que diariamente são repetidos em diversos meios e suportes.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Duração: 2h30/sessão

Número mínimo de participantes: 5

Número Máximo de Participantes: 10

Preço: 25€/sessão – 100€/5 sessões

Destinatários:

Para quem quer descobrir-se como escritor, partilhar e ouvir textos com diferentes formas de escrita.

Datas e Horários:

Laboral – dias 5, 12, 19 e 26 de Maio e 02 de Junho (5ªs feiras), das 10h30 às 13h

Pós-laboral – dias 4, 11, 18 e 25 de Maio e 01 de Junho (4ªs feiras), das 19h às 21h30

Obs: os materiais necessários serão fornecidos pela formadora.

Inscreva-se aqui.