The Reserve is changing

A RESERVA é uma ONGD que une o empreendedorismo, o ativismo social, a formação e a criatividade, numa estrutura de laboratório, de investigação-acção.

Depois de cinco anos maravilhosos na Fábrica da Pólvora de Barcarena, a Reserva está em transformação.

Já não estamos em Barcarena, mas continuamos em Oeiras e vamos estar em Brasília, em Bissau e noutros pontos deste mundo global, focando as artes, a cultura, a educação e a criatividade como vectores de transformação social e política.

Enquanto estamos a trabalhar na nova orgânica, estamos sempre interessados em boas ideias e projetos. Contacte-nos através de direcao@a-reserva.org.

2015-2020

Este projeto não seria possível sem o apoio abnegado do Município de Oeiras. A sua residência dependeu totalmente deste compromisso com o território da Fábrica da Pólvora e de Oeiras. Os residentes assumiram o compromisso de ter uma programação coerente que juntou acções pontuais, projectos com a comunidade e eventos.

A  programação foi  desenhada tendo em consideração as competências dos parceiros envolvidos – entre residentes e programadores – a caracterização dos públicos potenciais e outros factores tão relevantes como os ritmos sazonais e as relações internacionais.

Criou-se um novo ecossistema com possibilidades de trabalho infinitas, riscos, erros, êxitos e fracassos. Tudo fez parte da experiência da Reserva.

RESIDENTES E PROGRAMADORES. Houve a intenção clara de abrir a Reserva ao mundo, com calls para novos residentes e programadores, passa-palavra dentro da comunidade, os perfeitos desconhecidos que entraram pela porta e quiseram fazer da Fábrica a sua casa. Este era o risco e foi o maior êxito do projeto. Fizeram-se parceiros e projetos inusitados. Acima de tudo, fizeram-se amigos.

DOCUMENTAÇÃO. Estamos a trabalhar numa publicação/ formato que será apresentado em 2021, que vai procurar discutir os caminhos da Reserva.

FORMAÇÃO. A Reserva representou uma casa aberta, informal e internacional, com diferentes grupos em interacção: turmas que trabalham em projecto durante ciclos de média ou longa duração, tertúlias, encontros, conferências, ateliers.

SERVIÇO EDUCATIVO. O serviço educativo cruzou as diferentes áreas de intervenção e apoia a programação de eventos. Neste âmbito, existiu uma oferta coerente para as escolas, as instituições, as famílias e outros públicos.

EMPOWERMENT. Projectos em que a cultura e as artes são “verbos” de cidadania, com o objectivo claro de promover o diálogo, a autonomia, a auto-estima e a inclusão social.

FESTA. A cultura e as artes são uma festa! Fizemos festas memoráveis em ciclos de reflexão, eventos públicos, para celebrar as ideias, a fruição e a generosidade.