O PROJETO #VOICEME é um projeto artístico de caráter colaborativo e participativo, que através destas AÇÕES foca a problemática da desigualdade de género na sociedade contemporânea em que vivemos.
A escrita e construção de livros artesanais tem sido, a par de tantas outras tipologias artísticas, delegada para o género feminino, como uma arte menor, doméstica, de passatempo sem valor acrescentado. Quando realizada por mulheres, é uma atividade muitas vezes associado, histórica e socialmente, à redação de um diário, uma atividade juvenil, um depósito de pensamentos íntimos e frágeis.
Como em tantas outras artes ditas femininas, o projeto #VOICEME traz a concepção de Livros Artesanais para um ambiente de grupo, de roda em torno da mesa, tendo em vista a junção dos resultados numa peça única – COLABORATIVA.
Durante as oficinas, os participantes são convidados a produzir um pequeno livro, de escala 13×13 (tamanho de capa, largura variável), e que deve conter uma mensagem sobre as suas experiências pessoais de desigualdade de género. Cada participante terá, à excepção da escala, completa liberdade criativa.
O projeto irá desenvolver-se ao longo de um ano, através da orientação de oficinas de produção de livros. Cada livro será parte fundamental na criação de uma peça colaborativa de Instalação e consequente evento performativo.
As primeiras sessões terão lugar nos dias 1 e 2 de Dezembro, no contexto da campanha internacional 16 Days of Activism Against Gender-Based Violence Campaign, das 15h00 às 18h00 no espaço do Edifício 29 d’A Reserva na Fábrica.
Para mais informações contacte A Reserva para direccao@a-reserva.org
ou a artista Sara Borges para sarabarretoborges@gmail.com
707 comentários
Os comentários estão fechados.