em abril

4, 5, 6 de abril

INTERNATIONAL OEIRAS SCHOOL EXPÕE TRABALHOS

Em abril começa a nossa primavera, aqui n’ A RESERVA. A International Oeiras School ocupa os primeiros dias com uma exposição dos seus alunos, sob a orientação do professor e artista plástico Pedro Zamith. Visite o 28 nos dias 4, 5 e 6 de abril!

 

15 e 16 de abril

CASA ABERTA N’ A RESERVA

Descarregue aqui:

PROGRAMA

Seminário Museums, Sense of Space and Atmosphere

Seminário Cultural Democracy and Audience Development

Este evento é feito numa coabitação feliz com os últimos preparativos para o arranque, no fim de semana de 15 e 16 de abril.

Na sexta-feira,  dia 15 de abril, a  festa começa às 19.00 com um potluck, em que os participantes são desafiados a trazer uma prenda para esta casa nova: uma oferta culinária para o jantar informal, uma imagem para decorar as nossas paredes, uma planta para o nosso jardim.

Às 20.00, é feita a abertura oficial com a presença de um representante da Câmara Municipal de Oeiras, responsável pela bela e inspiradora casa que nos acolhe. Inês Bettencourt da Câmara abre a discussão com uma apresentação do projecto “A Reserva na Fábrica”, explicando a ambição e a visão de um projecto de política cultural, que pretende ser um laboratório vivo e um lugar de livre pensamento.

A conversa fica ainda mais animada com a contribuição de dois grandes especialistas Europeus, tão empenhados e inspiradores, como a Ida Brændholt Lundgaard e o Niels Righolt.

Ida  Brændholt Lundgaard, Senior Advisor for Museums at the Danish Agency for Culture and Palaces, o cérebro por detrás do Users Research nos Museus Dinamarqueses, discute uma das nossas grandes questões: a relação entre os ambientes culturais e os museus e o desenvolvimento humano? Os conceitos de “cultural knowledge” e “social learning” vão delinear o caminho da discussão, procurando os lugares que são comuns a todos nós, na nossa luta por um mundo melhor.

Niels Righolt, director do Center for Arts and Interculture, com um trabalho de décadas na Cultura e Diálogo Intercultural, foca este assunto urgente e difícil. Entre a gestão, a política e o activismo cultural, o tema vai levar-nos a Bruxelas, e também a Ankara e a Palmira, com uma menção subtil a Hamlet e ao Salame.

Por volta das 21.30, o coro residente Mãos Que Cantam, da associação Histórias Para Pensar, oferece-nos um belíssimo concerto.

No sábado, dia 16, a actividade continua! Encontra pintura, dança e escrita nos vários momentos do dia, para todos os públicos.

No âmbito da inauguração d’ A Reserva e do Mapa das Ideias -Cultural Management and Audience Development Center, temos o prazer de anunciar a realização dos  primeiros seminários Europeus dedicados aos nossos temas urgentes.

 

30 de abril

AQUI HÁ ESTÓRIA: ENCONTANDO-ME

No dia 30, reserve a tarde para si! Venha ter um encontro consigo próprio através dos contos. Um workshop de descoberta e desenvolvimento pessoal através dos contos com exercícios de expressão corporal, expressão dramática e expressão oral. Mais informações e inscrição nos nossos contactos habituais.

 

agenda semanal

SEMPRE, PARA SI

Consulte a nossa agenda semanal aqui. Todos os dias os nossos residentes oferecem um desafio. Aqui pode dançar os ritmos latinos, pintar e explorar as várias formas artísticas, visitar a oficina experimental. Com os excelentes restaurantes, o parque infantil tão perto, este é um sítio especial, que apetece.