Gizela Nogueira de Almeida

Em 1995 conclui a Licenciatura em Design de Interiores no Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, IADE, de Lisboa, tendo prosseguido os seus estudos académicos com a Licenciatura em Escultura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa.

É igualmente Pós-Graduada em “Arquitetura y Diseño de Montajes Efimeros”, pela “Universidad Politécnica de Cataluña” em colaboração com a “Escuela Superior de Diseño Elisava”, de Barcelona.

É vivendo em Barcelona que desenvolve uma estética apurada no universo da integração do Design de Interiores, Arquitetura, Arte e Design de Produto. Participa em inúmeras conferências na cidade, destacando a “XIX UIA – União Internacional de Arquitectos”, envolvendo nomes como Peter Eisenman e Norman Foster, e em eventos com inúmeros grupos artísticos, entre os quais os “Els Comediants”, no espetáculo da inauguração da Casa Milá de Gaudi “La Pedrera” como centro cultural.

De regresso a Portugal, colabora com agências de publicidade, destacando-se a “Ogilvy & Mather”, mas é na empresa “Imobras SA”- Grupo Brasileiro de Reabilitação de edifícios históricos, que implementa e desenvolve o departamento de Design de Interiores, dentro do conceito da reconstrução, remodelação e recuperação de edifícios na Lisboa histórica, onde alarga a sua experiência na componente de acompanhamento de obra.

Realiza em paralelo inúmeras exposições coletivas e individuais, nacionais e internacionais, no âmbito da Escultura, Desenho e Medalhística, sendo membro do grupo “Volte Face” da Faculdade de Belas Artes de Lisboa e da “Fidem”, Federação Internacional de Medalhística.

Desenvolve capacidades de gestão e recursos humanos, ao assumir o cargo de gerente de uma clínica médica em Cascais, num contexto de negócio de família, e em 2007 associa-se à amiga de longa data, a arquiteta Analena Lopes para abraçar um projecto de integração e fusão das áreas criativas, desde a Arte ao Design, passando pela Decoração, onde põe em prática toda a experiência adquirida até à data.

Nasce assim a “In:fusão, Interiores, Arte e Objetos Integrados”, representada pela empresa “Fusão Integrada, Lda”, com o conceito integral do espaço e do universo humano.

Dedica-se exclusivamente à In:fusão, desde 2010.

Integra a comunidade da Reserva em 2016, encontrando um espaço para a experiência artística e estética. Inaugura em 2017 a sua primeira exposição individual “A Trama” n´A Reserva.