sexta-feira, dia 15 | CASA ABERTA N’ A RESERVA

Descarregue o programa aqui.

sexta-feira, dia 15

A festa começa às 19.00 com um potluck, em que os participantes são desafiados a trazer uma prenda para esta casa nova: uma oferta culinária para o jantar informal, uma imagem para decorar as nossas paredes, uma planta para o nosso jardim.

Às 20.00, é feita a abertura oficial com a presença de um representante da Câmara Municipal de Oeiras, responsável pela bela e inspiradora casa que nos acolhe. Inês Bettencourt da Câmara abre a discussão com uma apresentação do projecto “A Reserva na Fábrica”, explicando a ambição e a visão de um projecto de política cultural, que pretende ser um laboratório vivo e um lugar de livre pensamento.

A conversa fica ainda mais animada com a contribuição de dois grandes especialistas Europeus, tão empenhados e inspiradores, como a Ida Brændholt Lundgaard e o Niels Righolt.

Niels Righolt, director do Center for Arts and Interculture, com um trabalho de décadas na Cultura e Diálogo Intercultural, foca este assunto urgente e difícil. Entre a gestão, a política e o activismo cultural, o tema vai levar-nos a Bruxelas, e também a Ankara e a Palmira, com uma menção subtil a Hamlet e ao Salame.

Ida  Brændholt Lundgaard, Senior Advisor for Museums at the Danish Agency for Culture and Palaces, o cérebro por detrás do Users Research nos Museus Dinamarqueses, discute uma das nossas grandes questões: a relação entre os ambientes culturais e os museus e o desenvolvimento humano? Os conceitos de “cultural knowledge” e “social learning” vão delinear o caminho da discussão, procurando os lugares que são comuns a todos nós, na nossa luta por um mundo melhor.

Por volta das 21.30, o coro residente Mãos Que Cantam, da associação Histórias Para Pensar, oferece-nos um belíssimo concerto.

Lugares limitados. O inglês é a língua de trabalho e não há tradução simultânea. Inscrição obrigatória até ao dia 12 de abril, através do email direccao@a-reserva.org. A Cristina e a Catarina terão todo o gosto em esclarecer dúvidas!