Arte Central

O QUE FAZEMOS

A Arte Central é uma estrutura de profissionais ligados à educação artística que desenvolve atividades culturais e educativas, em escolas, museus e outras instituições. Com enfoque nas artes visuais, movemo-nos com os seguintes objetivos:

  • proporcionar o contacto com o campo das artes visuais, sobretudo da arte moderna e contemporânea;
  • impulsionar a produção artística, sobretudo por crianças e jovens em idade escolar;
  • demonstrar que as artes visuais são transversais a todas as áreas do conhecimento;
  • divulgar o trabalho de artistas mulheres e da arte portuguesa, valorizando o património local;
  • trabalhar com a arte contemporânea em prol da sensibilização para situações e problemas reais do quotidiano;
  • viabilizar momentos para a criação artística, com base na indagação, experimentação, colaboração, debate e partilha;
  • contribuir para a formação contínua de docentes e educadoras/es, através da integração dos seus saberes, fomentando o pensamento questionador e a produção artística.

COMO TRABALHAMOS

Concebemos e dinamizamos workshops de educação artística, formação de docentes acreditada, cursos livres para docentes e projetos educativos de curta ou longa duração, na área das artes visuais, para escolas e instituições culturais.

Vamos às escolas e aos espaços culturais trabalhar diretamente com os docentes e com os estudantes. Levamos todo o material necessário e ativamos momentos de construção de conhecimento, convívio relacional e produção artística.

QUEM SOMOS

Marta Ornelas – Investigadora no CIEBA – Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes. Doutorada em Educação Artística pela Universidade de Barcelona. Mestre em Museologia e Património pela Universidade Nova de Lisboa. Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Professora com mais de 15 anos de experiência no ensino Básico, Secundário e Superior, profissionalizada pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Membro da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual e da International Society for Education Through Art.

Daniela Mascarenhas – Professora da Área Sociocultural no Ensino Profissional. Pós-graduada em Teatro e Comunidade pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Professora profissionalizada de Português no Ensino Básico e Secundário. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, em Estudos Portugueses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi gerente e diretora pedagógica de um Colégio com valências de Creche, Jardim de Infância, 1º Ciclo e ATL. Colaborou em projetos de educação artística e ambiental no Zoo de Lisboa e em associações de Pedagogia Waldorf. Fez Teatro amador e coordenou grupos de Teatro em contexto escolar. Trabalhou em Teatro e Comunidade com crianças e jovens em projetos de inclusão social.

Susana Gameiro – Doutoranda em Design na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa. Membro do Centro de Investigação CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura Urbanismo e Design. Mestre em Ensino de Artes Visuais para o Ensino Básico e Secundário. Mestre em Museologia. Licenciada em Design de Equipamento e Espaço pela Universidade Lusófona. Tem mais de duas décadas de docência no Ensino Superior na área do Design e no Ensino Básico e Secundário na área da Educação Visual. Organizou e participou em inúmeros projetos pedagógicos com instituições e empresas.

Mais informação em: info@artecentral.pt