A Reserva na Fábrica

A RESERVA é um espaço que une o empreendedorismo, o activismo social, a formação e a criatividade, numa estrutura de laboratório, de investigação-acção. As entidades residentes têm o compromisso de assumir uma programação coerente que junte acções pontuais, projectos com a comunidade e eventos. A sua residência depende totalmente deste compromisso com o território da Fábrica da Pólvora e do próprio Município de Oeiras.

Há uma enorme ambição no projecto, no sentido em que não se pretende ter um espaço com alguns habitantes ou uma instituição que faça uma programação esparsa e dispersa.

PROGRAMAÇÃO. A programação é  desenhada tendo em consideração as competências dos parceiros envolvidos – entre residentes e programadores – a caracterização dos públicos potenciais e outros factores tão relevantes como os ritmos sazonais e as relações internacionais.

ECOSSISTEMA. Juntando no mesmo espaço parceiros que têm habitats distintos – como o Património e as Letras, a Música e a Serigrafia – criamos um novo ecossistema com possibilidades de trabalho infinitas.

DOCUMENTAÇÃO. A colaboração entre parceiros faz parte dos compromissos assumidos, com a apresentação pública dos resultados. Os processos de trabalho serão documentados e publicados no website como estudos de caso, contribuindo para a disseminação de conhecimento. Os estudos de caso podem consistir na publicação online de um texto, mas também em video, podcasts ou outro formato editorial.

FORMAÇÃO. Existem vários projectos formativos que vão partilhar o espaço. A oferta formativa é desenhada para os profissionais e, em simultâneo, para o grande público. Esta é uma casa aberta, informal, com diferentes grupos em interacção: turmas que trabalham em projecto durante ciclos de média ou longa duração, tertúlias, encontros, conferências, ateliers.

SERVIÇO EDUCATIVO. O serviço educativo cruza as diferentes áreas de intervenção e apoia a programação de eventos. Neste âmbito, existe uma oferta coerente para as escolas, as instituições, as famílias e outros públicos. A RESERVA é uma casa para as outras casas, canalizando recursos e actividades para enriquecer a experiência na escola, no lar de terceira idade, no museu.

EMPOWERMENT. Projectos em que a cultura e as artes são “verbos” de cidadania, com o objectivo claro de promover o diálogo, a autonomia, a auto-estima e a inclusão social.

FESTA. A cultura e as artes são uma festa! Queremos ter festas memoráveis em ciclos de reflexão, eventos públicos, em que a fruição, a reflexão e a generosidade de partilhar um momento, uma gargalhada e uma ideia interessante.